25 março 2011

Como servir o chá das cinco!!!

Há séculos que o chá se serve, com pompa e circunstância, num ritual que promete transformar qualquer tarde num momento de convívio social, com muitos e deliciosos sabores à mistura. Embora os tradicionalismos de outrora possam não ser aplicáveis nos dias que correm, servir um chá das cinco é sempre um convite irrecusável.




                            




O convite

Da próxima vez que fizer um convite para lanchar, pense duas vezes e reformule esse convite: diga aos amigos que estão convidados para um chá das cinco! Envie um divertido email ou SMS ou pegue no telefone e convoque a família para uma tarde de chá, scones, boa disposição e boa conversa. Coloque um RSVP no convite – para além de dar um toque de elevada importância ao evento, permitir-lhe-á saberá exatamente com quantos convidados conta para o chá das cinco. E, tal como o nome indica, marque para as cinco da tarde!

A decoração

Perfeito para uma tarde de Primavera, Outono ou Inverno, decida onde vai realizar o chá das cinco: no jardim, no pátio, na varanda, na sala de jantar ou junto à lareira? Qualquer local é ideal desde que cada convidado tenha espaço suficiente para colocar a sua chávena de chá e o seu prato de sobremesa, quer seja na mesa de jantar ou numa pequena mesa de apoio. Um centro de mesa, composto por flores ou outros frutos da época é bem-vindo, mas convém que seja baixo. Se optar por um chá das cinco temático ou se a época for de celebração (Natal, aniversário…), a decoração pode ser ainda mais criativa. Marcadores de lugar, velas e música ambiente ficam sempre bem.

A mesa

O chá das cinco é considerado um evento requintado, onde nenhum luxo é descurado, ou seja, ponha a mesa com a melhor toalha, sem esquecer os guardanapos de pano, elegantemente dispostos com anéis apropriados. Se não tem um serviço de chá de porcelana antigo, um serviço contemporâneo irá compor a mesa igualmente bem – o importante é que não falte o bule, a leiteira e o açucareiro; uma chávena, pires e colher de chá para cada convidado, assim como um prato de sobremesa e talheres de sobremesa. Utilize travessas bonitas para dispor todas as iguarias que preparou para o chá das cinco, caso das tradicionais travessas com três alturas. Se não for de prata, certifique-se apenas que o faqueiro utilizado para servir e tomar o chá dos cinco esteja cintilante.

Os chás

O chá é o rei desta festa e, por isso mesmo, não deve faltar pelo menos dois tipos de chá: um tradicional que à partida todas as pessoas apreciam (camomila, chá preto ou chá verde) e um chá diferente para animar o paladar e desafiar as provas (pode ser um chá de fruta, de baunilha ou de caramelo, por exemplo). Pode preparar o chá previamente e servir cada um no seu respetivo bule ou então ferver a água, colocá-la em bules e deixar que os convidados preparem o seu próprio chá: basta disponibilizar uma variedade de chá em saqueta ou de folhas soltas. Para além do açúcar para adoçar o chá (granulado ou em cubo), coloque também na mesa leite, mel e fatias de limão – para quem aprecia e para quem vai experimentar pela primeira vez!

O menu

Tradicionalmente, um chá das cinco é acompanhado de várias e deliciosas iguarias – o chamado “finger food”, ou seja, alimentos que podem ser saboreados à mão. Isto significa que o menu de um chá das cinco deve ser preferencialmente composto por alimentos miniatura: canapés, petit-fours, macarons, biscoitos variados, queques, madalenas, scones, míni-sanduíches, incluindo ainda bolos fatiados diversos (de café, limão ou cenoura, por exemplo), sem esquecer a manteiga e uma pequena seleção de compotas.

Ideias inesperadas

Servir um chá a um grupo de amigos ou familiares tanto pode basear-se no tradicional chá inglês, como numa versão mais contemporânea do mesmo, com a utilização de chá de flor ou o “flowering tea”, onde o chá se transforma literalmente numa flor depois de adicionada a água quente à chávena. Existem muitas outras ideias para servir um chá original e inesperado: porque não um chá japonês ou um chá marroquino? Divirta-se, prove um pouco de tudo e bom chá!

Espero que tenham gostado da dica...


9 comentários:

  1. Oi Andréa,
    que charme!
    Tudo muito lindo e romântico!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Delícia mesmo chá das 5!!!
    Amoo
    Ainda mais se tiver uma decoração bacana...
    humm me deu fominha,rsrs...

    Beijo
    Ótimo Final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Que idéia mais aconchegante...adorei.
    Parabéns pela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Maravilha!Fica "gostoso" só de olhar!Adorei,
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei o post as dicas !!!
    aqui no inverno costuma-se fazer esses encontros são muito agradavéis!!!
    Bjos Carinhosos !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Estou fazendo um sorteio no meu blog e gostaria que vc participasse!!! Bjos

    www.casadabarbarella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai gente que coisa mais linda! Vai fica lindo na minha casa nova kkkkkkkkkk chá das cinnnnnnco melhor ainda kkkkkkk bricadeira amada! Parabéns pelo seu trabalho. Deus te abençoe! Se puder visite o blog http://mulheresnopeniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola tudo bem?
    Estes dias sumi um pouco para organizar meu blog agora já está pronto. Enfim passei para dar um oi. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Andréa!!

    Amei a postagem. As fotos são lindas!!
    Posso colocá-las no meu blog com os devidos créditos?
    ka_sathler@yahoo.com.br

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin